quinta-feira, 1 de março de 2012

The Rock, Cena, Undertaker, Triple H: análise à guerra dos ratings





Uma das possíveis formas de avaliar a recepção que a feud entre John Cena e The Rock (e também Undertaker e Triple H) está a ter junto dos espectadores pode ser a análise às audiências da Raw, sobretudo nos momentos em que há desenvolvimentos da rivalidade, como as promos de ambos os lutadores nas duas últimas semanas. Para já os sinais são contraditórios e nada animadores, principalmente para John Cena.

Em primeiro lugar, o rating da Raw de segunda-feira foi uma desilusão tendo em conta que se tratava do regresso de The Rock e o show apenas alcançou 3.14, ainda menos que na semana passada.

O programa começou com um rating de 3.22, durante a acção entre CM Punk e Chris Jericho, mas o combate entre Punk e Daniel Bryal perdeu 289 mil espectadores. O vídeo de HHH e Undertaker ganhou 526 mil espectadores e o rating subiu para 3.38. O combate entre Kelly Kelly e Nikki Bella perdeu 816 mil espectadores, com Miz vs John Cena a ganhar 338 mil e um rating de 3.09 (um mau número atendendo à hora, a meio do programa, e comparativamente com a semana anterior no mesmo horário).

O combate pelos títulos de Tag Team voltou a perder espectadores, mas a promo de Eve Torres recuperou-os.
Chegou então a promo de The Rock que ganhou 643 mil espectadores e alcançou um rating de 3.53. Foi o ponto mais alto do show. Ainda assim não é um valor excepcional. A partir do momento da entrada de John Cena o show perdeu 349 mil espectadores e o rating da última parte quedou-se pelos 3.30.

Ora, na semana anterior, o Raw começou com um rating mais forte (3.58) o que se compreende por se tratar do primeiro programa depois do Elimination Chamber. O programa perdeu espectadores até à revelação do nome de Ron Simmons para o Hall of Fame, mas o combate entre Otunga e Ezekiel Jackson voltou a perder.

Seguiu-se o segmento em ringue com HHH e Undertaker que ganhou qualquer coisa como 1 milhão e 122 mil espectadores, alcançando um rating de 3.85, o maior número para o meio do show em mais de um ano. Repare-se que conseguiu quase mais um ponto de rating do que o combate desta semana entre John Cena e The Miz.

Porém, logo de seguida, o combate entre Daniel Bryan e Santino Marella perdeu mais de 900 mil espectadores. O show continuou a perder espectadores e até a promo de John Cena contra The Rock perdeu 480 mil espectadores alcançando um rating de apenas 2.86. A Battle Royal final ganhou 601 mil espectadores e um rating de 3.31.

A partir destes dados é possível tirar algumas conclusões:

-O público parece mais interessado na feud HHH-Undertaker do que John Cena e The Rock. Em duas semanas os «veteranos» dominaram: primeiro alcançaram um rating estrondoso e na segunda um rating muito bom tendo em conta que se tratava de um vídeo. E em nenhuma semana tiveram direito a main-event.

-The Rock conseguiu mais espectadores do que John Cena mas beneficiou do main-event. Ainda assim é preocupante que uma promo de Cena perca espectadores e que a própria promo de The Rock também perca a partir do momento em que Cena entra

-Daniel Bryan fez o programa perder espectadores nas duas semanas

-Eve Torres a «promar» gera mais espectadores que um combate pelos títulos de tag-team...

Postar um comentário