domingo, 24 de junho de 2012

#3 Curiosidades como funciona o booking na WWE









Este artigo foi retirado do blog pessoal de Scott Keith (que é uma pessoa muito conhecida na Comunidade de Wrestling na Internet) e isto sem dúvida que é uma leitura obrigatória para qualquer fã de wrestling, pois são detalhes de como funcionam os bastidores na WWE, o que é que eles pensam de nós (fãs da Internet), entre outras coisas, mas como é que isto começou... aqui vai a história!


Na parte da WWE do fórum do GameFaqs.com, existe uma pessoa, que já trabalhou como um assistente para a equipa criativa da WWE desde Setembro até Dezembro de 2011, e há relativamente pouco tempo ele ofereceu algumas dicas sobre como é que funcionava o processo criativo dia-a-dia e opiniões de algumas estrelas e personalidades da empresa. Ao que parece é uma coisa legítima, pois os detalhes são mesmo grandes e postou não só uma foto de onde trabalhava, mas também um par de fotos dos papéis dos programas... bem, é um artigo enorme pelo que foi dividido por partes.


Sobre smarks: "Smarks são vistos como uma minoria que normalmente não se deve ouvir - pois numa perspetiva de negócio é verdade. 'Dirt Sheets' são às vezes gozados porque estão sempre errados todo o tempo e muito do que está nos 'Dirt Sheets' são apenas notícias agregadas de conferências ou de contas das estrelas no Twitter. Uma pequena porção é especuladora sobre coisas dos bastidores e a maioria dessas especulações são totalmente uma porcaria. 'Dirt Sheets' são um negócio baseado em anúncio de receitas, por isso têm de fazer o que têm de fazer para meter as pessoas nos seus sites - inclusive inventar coisas, pois penso que se houvessem observadores reais, surpresas como a estreia do Brodus ou do Brock estariam espalhados há muito tempo.


Penso que os escritores têm as suas ideias fixas até à possibilidade de fazer dinheiro vier à cabeça deles, como por exemplo, teres uma arena inteira a cantar 'YES YES YES' - eles aproveitam e fazem uma nova t-shirt.


Mas como já disse, os escritores são próprios fãs do wrestling. Eles adoram um combate do Tyson Kidd tal como um smark, mas eles também sabem que metê-lo no Raw contra Heath Slater vai fazer com que os ratings desçam bastante nesse segmento.


No que toca à última questão, os escritores podem não admitir isto, mas eles próprios são smarks para que possam mostrar algumas coisas smarky. Por exemplo, a piada do Santino de alguns meses atrás sobre anular a regra metida por Jack Tunney de não permitir répteis ao pé do ringue. Isso veio do Brian Gewirtz porque ele sempre pensava que isso era uma regra engraçado. A maioria dos não-smarks não conseguiriam perceber essa referência."


Sobre as fontes dos "Dirt Sheets": "Não tenho ideia quais são as 'fontes'. Pondero bastante quando trabalhava lá e certamente que não era alguém com quem trabalhei na equipa criativa. Será que possivelmente algum homem do '.com' ou algumas pessoas da tripulação que tinham algum conhecimento de algumas histórias. A maioria do que está nos 'Dirt Sheets' é feito de grande porcaria e muito raramente vemos uma história de bastidores a chegar até nós. Quando vocês lêem algo como 'O plano original era fazê-lo ganhar, mas numa mudança de última hora...', isso está sempre completamente errado."


Na reação dos escritores quando um 'heel' é apoiado ou quando um 'face' é apupado: "Penso que seja parte do negócio. Os escritores também estão bem alertados que existe cidades com fãs 'smarks' e com fãs 'marks', por isso têm uma boa ideia da reação de determinadas coisas que acontecerão em certos lugares. A maioria deles esperava que o Zack Ryder fosse apupado de grande forma no Survivor Series porque 'New Yorkers odeiam Long Islanders', mas eles não podiam estar mais que errados sobre isso."


Sobre más sugestões: "Não conheço muito das sugestões porque eu nunca estive no escritório para as reuniões do Vince, onde coisas eram sugeridas a ele, contudo, se os escritores achavam que era uma má ideia, nunca seria sugerida a Vince em primeiro lugar. As ideias más que chegavam à televisão vinham sempre do próprio Vince."


No envolvimento dos escritores com a WWE Network: "Eu até falei disso uma vez, dizendo algo como 'Quem é que vai escrever exatamente e trabalhar em todos esses programas na nova rede de televisão?' e os meus colegas não sabiam realmente de nada. Eu assumo que o plano era ou é trazer novos escritores para trabalhar nesses programas - mais especificamente aqueles com muita experiência de produção de 'reality TV'. Mas até este dia não faço a mínima ideia que parte da companhia estava a trabalhar com a rede de televisão, pois havia muitas pessoas da WWE do lado direito que não sabiam o que os do lado esquerdo estavam a fazer."


Se alguns escritores deixaram a Attitude Era: "Gewirtz e Ed Koskey. Não tenho a certeza quando o Dave Kapoor começou, mas eles são os mais velhos e quase todo o resto tem menos de 3 anos de experiência e desses mesmos, têm menos de um ano."


Sobre NXT: "NXT é escrito todas as semanas por apenas dois escritores, e eles basicamente têm toda a liberdade para fazerem o que quiserem, por isso é que divertiram-se a fazer esta história toda entre Maxine, Curtis e Bateman. Eu lembro-me das pessoas questionarem quando é que a temporada iria acabar e chegou até a um ponto em que no 100º episódio em Las Vegas era suposto ser o fim, com o Bateman e Maxine a casarem-se mas continuaram por alguma razão.


Não sei muito mais, mas o escritor que trabalhava nos programas do NXT estava sempre a elogiar Bateman, Maxine e Curtis pelos seus talentos e entusiasmo. Todos os 3 adoravam trabalhar juntos e têm de pensar que, apesar do NXT e Superstars serem apenas 'web shows' na América, eles transmitem internacionalmente e conseguem realmente dar grandes ratings em algumas partes do mundo."


Sobre as Divas: "As que mais se queixam são provavelmente as Divas, e com razão, pois elas desejam sempre ter mais tempo de televisão e combates mais longos e eu não posso queixar. Como já disse, Daniel Bryan queixava-se bastante pela sua história de namorada com AJ, mas eu aposto que agora não se está a queixar.


Elas parecem sempre muito simpáticas e amigáveis. Eu apenas conseguiu introduzir-me à AJ nos bastidores do Survivor Series. Ela é tão doce e introduziu-se como April. Beth, Natalya e Alicia passaram por mim em algumas ocasiões nos bastidores, e todas elas mostraram-me um sorriso ou acenaram-me com a cabeça de forma profissional."


Sobre a Kharma: "Na altura que eu comecei, Kharma tinha já saído por alguns meses por causa da sua gravidez, por isso não sabia o que é que eles tinham para ela no futuro... eles estavam provavelmente a tentar, para ver que tipo de reação ela teria.


Eu lembro-me ouvir falar sobre o seu aborto espontâneo muito antes de ter chegado aos 'Dirt Sheets' (tipo meses antes). Quando nós tentávamos perceber quando é que ela estaria de volta, a resposta que nós teríamos sempre, seria basicamente que ela está fora disto por um tempo indefinido pessoal até que haja futuras informações."


Sobre Randy Orton: "Não sei muito sobre Orton, mas tenho a impressão que ele é um brincalhão que gosta de brincar com as pessoas à sua volta, mas é muito reservado tal como a sua personagem no ecrã. A única coisa que vi ele fazer nos bastidores do Survivor Series foi a tirar fotografias com uma família que trouxeram-na para os bastidores por alguma razão. Também ouvi uma história de alguém aleatório do RAW/Smackdown, em que Orton estava à espera na posição 'gorila' para ir para o seu combate que era a seguir... normalmente na posição 'gorila' está o Vince, Triple H, o agente do combate, algumas vezes a Stephanie e um escritor ou dois se não estiverem ocupados a fazerem algo. De qualquer das formas, Orton estava a preparar-se e de repente vira as costas a toda a gente e começa a mijar para cima de um caixote de lixo que estava lá. Triple H fica tipo 'Randy que raios está a fazer?' e ele apenas encolhe os ombros e diz 'Eu sempre tenho a necessidade de mijar antes de entrar para a arena'.






Sobre Jinder Mahal: "Bem eu acho que trouxeram-no para as audiências da Índia, apesar da sua história com Khali e Ranjin Singh (feita pelo escritor principal do Raw, Dave Kapoor) ter acabado. Eu acho que Jinder é um daqueles homens que Vince viu qualquer coisa nele, pois eu lembro-me que recebíamos notas das reuniões dele que diziam algo como


* Daqui para a frente, VKM (Vincent Kennedy McMahon) quer que Jinder fale apenas em Punjabi


Depois passado umas semanas, ele faz uma 'promo' em inglês, mas depois recebemos uma nota como


* VKM diz que Jinder deverá falar sempre com um sotaque indiano


Mas depois, isso também não duraria muito...


* Jinder Mahal irá passar a usar um turbante na sua entrada


E a última nota relacionada com o Jinder que eu consigo lembrar-me é algo deste tipo


* VKM quer que o Jinder passe a meter o seu turbante numa caixa de vidro antes do seu combate


Por isso estas ideias vinham todas da cabeça do Vince... eu penso que é seguro de assumir que o Vince via bastante potencial na personagem de Jinder como um 'heel' anti-americano."


Sobre outras estrelas aleatórias que lhe foi perguntado: "Christian - É bem sabido que ele estava a ficar velho e é provavelmente o melhor para ajudar os talentos mais jovens neste momento na sua carreira. Ele tem mesmo um reportório de queixar-se quando sente que não está a ser utilizado de forma correta.


Curt Hawkins - Respeitado por ser bom na sua posição. É um bom 'jobber' porque ele dá grandes quedas e faz parecer bem os rapazes.


Evan Bourne - Este era um tópico do tipo calmo, pois os escritores principais nunca nos falavam muito do que é que se passava com ele, até que foi de conhecimento público que ele lixou-se por duas vezes, mas a maioria das pessoas lixam-se duas vezes. Evan Bourne apenas teve o azar de partir o seu tornozelo direito pois ele estava pronto para regressar em grande.


The Great Khali - Quando Henry era campeão, chegou-se a um determinado ponto em que este último iria ter uma rivalidade com o Khali, mas as suas lesões deram uma reviravolta em toda a história que teve de perder o título, mas não ficaria surpreendido se ele fosse 'pushado' de novo um dia destes.


Hunico - Eu penso que foi numa gravação da Smackdown em que um número de 'heels' no ringue a fazerem uma 'promo'. Durante o intervalo, Vince disse-lhes via auriculares para darem o microfone ao Hunico só para ver o que ele conseguiria fazer sem aviso prévio. Hunico fez uma boa 'promo' vinda da sua cabeça e que realmente impressionou Vince, e por isso penso que ele tem estado nas boas graças de Vince desde aí.


Jack Swagger - Este é complicado, pois fiquei com a impressão que ninguém tinha muita esperança nele no microfone e apesar da sua personagem estar obviamente sem ritmo nenhum e de já ter chegado ao estatuto de 'jobber', na altura em que estava na WWE, o 'roster' é muito escasso... as pessoas estavam lesionada e nenhumas estrelas novas apareciam, por isso precisávamos de ter alguém na posição de Swagger - um rapaz grande que parece um competidor a sério, mas pode ser derrotado para fazer alguém parecer bem. E como já disse anteriormente, Vince não teve a intenção de separar o Ziggler e Swagger, por isso um 'face turn' não estava nos planos por enquanto. Uma história rápida sobre o Swagger... no episódio dos Muppets, depois de perder para o Santino, Swagger pontapeou o frasco do Beaker com frustração e esse frasco voou até à barreira de segurança e partiu-se na miúda e no seu pai. A WWE levou os dois para os bastidores para verificarem se estava tudo bem e para compensar os estragos, eles conheceram muitas estrelas e até o Swagger foi pedir desculpas a eles pessoalmente. O pai saiu extremamente satisfeito com o profissionalismo da companhia e um potencial processo judicial foi evitado.


JTG - É um bom 'jobber' e faz os rapazes parecerem bem, mas eu lembro-me que ficou em grandes sarilhos por puxar o cabelo da Tamina durante uma 'promo' aleatória do NXT. WWE nem quer pensar sobre violência de homem para mulher no programa.


Mark Henry - Ele estava a trabalhar bem e os ratings da Smackdown subiam constantemente quando era campeão, mas estava a trabalhar lesionado e depois ainda ficou mais lesionado, que chegou a um ponto em que tiveram de lhe tirar o título. Num dia, os escritores vieram da reunião semanal com o Vince e disseram 'Então, Daniel Bryan vai fazer o 'cash-in' e irá ganhar este Domingo'.


The Miz - Eu fiquei com a impressão que não sabia o que realmente fazer com o Miz na maioria das ocasiões e agora não sei muito da sua situação. Talvez o Vince esteja irritado com ele e tenho a certeza que os escritores também não quiseram saber, mas não têm nenhum problema com ele. É uma chatice no meu ver, porque pessoalmente sou um fã do Miz.


Sin Cara - Eu penso que a maioria das pessoas gostam do Hunico mais do que o Sin Cara, porque o primeiro veio do sistema de desenvolvimento da WWE e é muito familiar com o estilo da WWE. Sin Cara foi trazido várias vezes antes de ter muitos sarilhos em adaptar-se ao estilo americano de wrestling e para além disso, ele era um bocadinho maricas, pois queixava-se constantemente da sua lesão persistente na parte do pescoço ou do seu ombro ou o que quer que seja. Havia sempre qualquer coisa com ele, mas ele é um Deus no México e só há alguns anos para cá, começamos a ir algumas vezes ao México, por isso se tivesses alguém a fazer-se de Sin Cara (do que o próprio e o original) permanentemente, seria comido vivo pelos fãs. Eu sinto que a WWE ainda conseguem produzir muito dinheiro com o Sin Cara, mas pessoalmente sou um fã do Hunico."


Nas rivalidades dentro da companhia: “Não as há entre wrestlers. Eu ouvi dizer que Cena e Rock não são grandes fãs um do outro, mas têm uma relação profissional acima de tudo. Tal como disse antes, Gewirtz não gosta de Paul Heyman por causa de alguma história que eles tiveram. Ouvi dizer que as divas odeiam-se umas às outras e são muito caluniosas e competitivas porque o tempo de TV para as divas é muito escasso. Não sei muito mais”


No tratamento de Vince a Jim Ross: “Está claro que Vince tem algo contra o JR, mas ninguém sabe porquê. Vince tem sempre chances de fazer JR passar vergonhas na TV, mas Jim leva tudo na desportiva. Eu lembro que ninguém quer atender as chamadas de JR porque ele maça as orelhas por duas horas. Eu acho que algumas pessoas pensam que JR era melhor Executive Vice President of Talent Relations do que Laurinatis”


Na reacção excêntrica do Vince ao twitter: “Sim, eu ouvi isso pela primeira vez quando estava a trabalhar lá e nós riamo-nos a toda a hora porque Vince pode ser assim algumas vezes. Ele diz “PORRA” muitas vezes pelo que consegui perceber. No entanto o consenso é que é provavelmente um antigo escrito, porque eles sabem de muitas coisas que apenas os confidentes sabem, mas não importa o que acontece em tempo real. Por isso acho que é apenas um ex-escritor a tentar adivinhar”


Em alguém que não está na TV, mas que a companhia tem esperança: “Boa pergunta, mas ninguém me vem à mente. Do grupo da FCW eu sei que há grandes expectativas para Husky Harris e Bo Rotundo, assim como para Richie Steamboat. Um escritor d Baltimore era amigo de Calvin Raines por isso está a torcer por ele. Eu acho que Seth Rollins é visto de forma negativa por ser um querido das indies, mas nada muito serio. O tal escritor de Baltimore vê TNA regularmente e está constantemente a dizer que queria que a WWE os desprovisse de talento. Especialmente Bobby Roode e James Storm”


Nos Dark Matches e House Shows: “Os agentes escrevem os house shows. Normalmente um deles é escolhido para “bookar” e planear o show inteiro. Eles costumavam mandar relatórios via mail após cada house show. Um dos meus favoritos foi – julgo que foi de Arn Anderson – “Alex Riley ia entrar para o seu combate, escorregou no canto enquanto ia fazer a sua taunt, e isso foi a melhor parte do combate” Os Dark matches hoje em dia parecem estar reservados para lutadores do desenvolvimento e os combates da Superstars são normalmente para quem não é usado essa noite na RAW/Smackdown


Se os escritores não gostavam dos “gimmick PPV”: “Tenho a certeza que alguns deles não gostavam, mas eles não tem poder. É quase sempre uma decisão de negócios. Dar a cada PPV uma “gimmick” fá-lo especial e dá-nos uma razão para o comprarmos, ao contrário dos antigos onde as compras dependiam das rivalidades. Eles provavelmente queriam criar uma espécie de predicatibilidade no modelo do negócio. Por exemplo, há sempre poucas espectativas para um PPV de Dezembro porque as pessoas estão na ressaca da Survivor Series e costumam poupar dinheiro para a época festiva e o Royal Rumble”


Na possibilidade dos Slammy Awards e as votações dos fãs serem viciadas: “As votações da TV e Online são 100% reais. Eles são muito honestos quanto a isso. As votações dos espectadores são reais e aquele erro ou problema na contagem foi real. Eu não acho que isto seria um problema. O guião dizia “Christian vs [Vencedor da Votação] ou algo desse género. Não é nada de mais. Eles provavelmente decidem na hora, ou já tem os finais planeados para os adversários possíveis.”


Em se alguma das ideias que teve foi bem-sucedida: “As minhas responsabilidades não eram para ser criativas. Eu era encorajado a atirar as minhas opiniões em discussões e “brainstormings”, mas eu não escrevi nada. Eu era o criado da equipa criativa. No entanto há duas coisas da TV que posso receber o crédito por elas. Quando os Slammys estavam a aproximar-se e nos foi pedido para inventar nomes para os mesmos , eu fui o que dei a ideia de “Game Changer of the Year” que toda a gente gostou e eventualmente apareceu na TV. Para a montagem do “Pipebomb of the Year”, um mail foi nos enviado perguntando nos para responder com algumas das nossas citações favoritas do passado e algumas das minhas entraram. A única que me lembro foi a do R-Truth, quando ele disse “"THE GRITS ARE GON HIT THE PAN!" Também na minha última semana a trabalhar lá, eu sugeri mudarem um Miz vs Truth e Sheamus vs Alguém para um Tag Team match. Isto levaria a Sheamus fazer equipa com R-Truth, o que se não me engano, não aconteceu depois ou desde então. Ninharias eu sei.”


Ideias suas que queria que fossem aprovadas: “Provavelmente fazer uma “face turn” ao Swagger ou ao Miz. Ou promover Brad Maddox. Eu planeei um triângulo amoroso entre AJ, Zack Ryder e o ex-namorado da AJ que seria Brad Maddox. Isto foi muito antes da “storyline” AJ/Daniel Bryan


Momento favorito e momento menos bom: “A minha melhor memória foi provavelmente o encontro com Vince no elevador, ou algum dos momentos na Survivor Series. Ver o Rock a fazer a sua promo ao vivo. Estar sentado nos balneários com alguns lutadores a ver os combates numa TV enorme. Coisas pequenas como quando me pediram para ir buscar o iPad da Stephanie enquanto ela estava na Gorilla Position e ela a sorrir-me e a agradecer quando o entreguei.
O momento menos bom foi provavelmente as várias vezes que fui reprimido pelo meu patrão Brian Gewritz que é um génio, mas não é muito sociável”


Se trabalhar na WWE diminuiu o seu fanatismo: “Não! Esse foi o meu medo antes de começar. Como por exemplo, não seria capaz de gostar mais daquilo depois de ter estado do outro lado da cortina, mas foi precisamente o contrário. Enquanto estive lá adorei ver como as coisas que escrevia no guião eram passadas para a realidade e ver como as pessoas iriam reagir às storylines e fazer me de burro num fórum. Agora que não estou mais lá, sempre que eles estão nos balneários eu olho para alguém que eu conheço ou imagino como é que as storylines ou discussões surgiram. Ou uma piada de há uns meses atrás como Nattie Neidfart que iria aparecer no ecrã e eu iria partir-me a rir. Foi divertido e deu me um novo prazer pelo negócio”


Se ele tem alguma coisa do tempo que passou na WWE: “Quando fui despedido eles ficaram com o meu crachá identificativo, o meu Blackberry e o meu portátil por isso não tenho muita coisa de lá a não ser uns DVD gratuitos e umas figuras de acção que todos podem ter”


Postar um comentário